Um dos princípios fundamentais do Festival do Japão é a valorização do voluntariado: durante os três dias do evento, mais de 15 mil voluntários se dedicam em diversas áreas, como os estandes de gastronomia, espaços culturais, palco e exposições.
Já os mais de 1000 voluntários que trabalham diretamente na organização do festival são carinhosamente chamados de “vermelhinhos“. “Alcançamos o nosso objetivo, que era reunir a quantidade de voluntários para cobrir os três dias de Festival, com uma equipe altamente motivada em fazer o maior Festival do Japão do mundo. Tivemos uma equipe de cerca de 1000 voluntários de todas as idades e de várias regiões de São Paulo e do Brasil”, afirma o coordenador da comissão de RH, Roberto Sekiya.
Em 2023, a organização do evento enfrentou uma dificuldade inesperada, com a mudança do local do embarque do transporte gratuito, que era realizado desde 2005 no metrô Jabaquara, para o metrô Santos Imigrantes, utilizando o serviço de vans (e não ônibus), por determinação da CET. A alteração pegou todos de surpresa, e foi necessário se readaptar rapidamente.
“O maior desafio que a equipe teve neste ano foi a mudança do local de embarque do transporte gratuito do metrô Jabaquara para o Santos Imigrantes, e também de ônibus para vans. Isso exigiu muito da equipe e dos coordenadores…fizemos o melhor possível, mantivemos uma equipe no metrô Jabaquara para avisar das mudanças, mas também incentivamos e trouxemos o público a pé ao Festival com apoio dos voluntários”, recorda Sekiya.
Empreendedor, mentor e palestrante, Sekiya é voluntário do Festival do Japão desde 2004 e atua na organização e planejamento de todo processo de voluntariado do Festival do Japão. “É uma satisfação pessoal ajudar a propagar a nossa cultura japonesa à toda sociedade, ver os voluntários se desenvolverem pessoalmente através do servir e enxergar a alegria e a felicidade dos voluntários, em mais um Festival de imenso sucesso!”, explica o coordenador. As inscrições para o voluntariado para 2024 serão abertas em breve, pelo site do Festival.
Fotos: Cassio Shimono, Thamires Reis e Keiny Andrade