Histórico
Uma história de muita luta e dedicação. O Festival do Japão tem sido um grande sucesso desde a sua primeira edição, em 1998, organizado pela KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
A realização do evento auxilia 47 associações de províncias (kenjinkais) e 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por voluntários. Em 1998, a primeira edição foi realizada na Marquise do Ibirapuera, e em 2000, o evento foi transferido para o Viveiro Manequinho Lopes, também no Parque do Ibirapuera.
De 2002 a 2004, o Festival do Japão foi realizado no pátio da Assembleia Legislativa de São Paulo, e em 2005, motivados pelo crescimento e repercussão do evento, a diretoria da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil decidiu mudar novamente de lugar, indo para o Centro de Exposições Imigrantes (atual São Paulo Expo Exhibition & Convention Center), onde estamos até hoje. Ao longo de 25 edições do evento, realizadas com muito esforço e dedicação, o Festival do Japão tornou-se um megaevento tradicional, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e do estado de São Paulo.
Nessa longa trajetória, divulgamos os temas da educação e do intercâmbio cultural entre Brasil-Japão, priorizando também o espírito do trabalho comunitário, do serviço voluntário, beneficente e assistencial, além da consciência ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social. Além de homenagear a memória dos imigrantes, buscamos mostrar os valores intangíveis e invisíveis da cultura japonesa para os visitantes e para a sociedade brasileira, como o “omotenashi” (excelência no atendimento, hospitalidade), o “kaizen” (melhoria contínua) e o “mottainai” (combate ao desperdício).
Principais atrações
- Gastronomia típica regional – representando as 47 províncias do Japão
- Cultura - oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público
- Exposições – ikebana, cerimônia do chá e exposição do tema do evento
- Shows – música, shows, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambores)
- Artes Marciais – demonstrações e workshops das principais escolas
- Área das Crianças – oficinas gratuitas de cultura e recreação
- Área da Longevidade – atividades culturais e práticas para vida saudável
- Miss Nikkey Brasil – final nacional com representantes de todo Brasil
- FJTAON – área criada e desenvolvida pelos jovens, misturando tradição e inovação
- Akiba Space – espaço para os mangás, animes, games, cosplay e moda urbana
- Exposição das Províncias - obras de arte, pontos turísticos e curiosidades das províncias
- Cosplay – Akiba Cosplay Summit, reunindo os melhores cosplayers do País