Um verdadeiro sucesso! O Festival do Japão deste ano apresentou a primeira edição da “Expo Japan” (ふるさといいもの展 – Furusato Iimono Ten), uma exposição onde cada província do Japão mostrou seus melhores produtos.
O evento trouxe uma missão empresarial japonesa ao Brasil, com 141 empresários representando 40 províncias, que trouxeram seus produtos para apresentar ao mercado brasileiro.
O encontro teve foco no público B2B, e foi voltado ao setor de alimentos e bebidas, acontecendo simultaneamente ao 25º Festival do Japão e reunindo público diário de 200 pessoas. Na programação, destaque para as palestras, e rodadas de negócios, além da degustação e exposição de frutos do mar, saques, temperos, chá, macarrão, biscoitos e doces do Japão.
O projeto contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), da JICA e da JETRO, e foi co-organizado pela Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil). com o objetivo de promover a expansão de vendas dos produtos japoneses no Brasil e na América do Sul, ao mesmo tempo aproximando a província de origem e as associações de províncias brasileiras.
“Acredito firmemente que alcançamos os nossos objetivos. Graças ao subsídio da JICA, ao forte apoio do MAFF, além do apoio significativo das instituições governamentais japonesas no Brasil, como a Embaixada do Japão no Brasil, o Consulado-Geral do Japão em São Paulo e a JETRO São Paulo, conseguimos obter esses resultados em um curto período de preparação. Também somos gratos à colaboração sincera e incansável das comissões, dos voluntários intérpretes e dos kenjinkais. Acredito que provamos que, quando todos se unem, o impossível se torna possível!”, celebra Mitsuyoshi Nagaya, coordenador do evento, representante do Gifu Kenjinkai.
“No início, os kenjinkais estavam bastante preocupados e até apreensivos, por estarmos realizando os dois eventos simultaneamente, mas fizemos isso porque queríamos que o público japonês visse o Festival do Japão. Após o evento, muitos expressaram: ‘O Brasil é incrível!’ e ficaram surpresos com a quantidade de visitantes no evento. Recebemos comentários como ‘a imagem do Brasil mudou!’ e ‘sinto que há uma grande oportunidade para expansão de mercado!’. Os kenjinkais também nos parabenizaram, dizendo que foi muito bom, e isso nos emocionou”, lembra Nagaya.
O coordenador encerra com um convite para todos os interessados: “Aproveitando esta oportunidade, no próximo ano, planejamos começar o planejamento mais cedo, incluindo a importação, e desenvolver ainda mais a Expo Japan, considerando tanto B2B quanto B2C. Contamos com o contínuo apoio e colaboração de todos”, finaliza.