Você sabia que no Festival do Japão todos os atendentes dos estandes de gastronomia, artistas do palco, professores das áreas culturais e jovens que auxiliam o público são voluntários? Durante os três dias do evento, mais de 15 mil voluntários se dedicam em diversas áreas, como os estandes de gastronomia, espaços culturais, palcos e exposições. E os mais de 1000 voluntários que trabalham diretamente na organização do festival são carinhosamente chamados de “vermelhinhos“, liderados por Roberto Sekiya, coordenador da comissão de RH.
Empreendedor, mentor e palestrante, Sekiya é voluntário do Festival do Japão desde 2004 e atua na organização e planejamento de todo processo de voluntariado do Festival do Japão. “Estamos constantemente buscando melhorias, e neste ano, conseguimos avanços significativos. Implementamos um novo sistema de controle de voluntários com QR code, o que agilizou o processo, embora ainda haja pontos a melhorar, como a carga e descarga, especialmente na desmontagem, para facilitar a entrada e saída dos carros”, destaca o coordenador.
“O evento ocorreu de forma tranquila, tanto para a organização quanto para o público. Os ônibus, que foram um problema no ano passado, melhoraram significativamente com a saída do metrô São Judas, o que foi positivo”. A volta dos ônibus da SPTrans para o evento foi um verdadeiro desafio. “Inicialmente, recebemos uma negativa, mas com a ajuda do vereador George Hato e o diálogo constante com autoridades e órgãos municipais, conseguimos reverter a situação. Recebemos muitos elogios e estamos motivados a continuar melhorando para o próximo ano. Este será um legado importante para o SPExpo”, constata Sekiya.
Em 2024, Sekiya completa 20 anos de Festival do Japão. “Sou muito grato aos voluntários que se dedicam ao festival. Desde o meu primeiro evento, há 20 anos, sinto uma profunda gratidão por todos. Acredito que grandes realizações são feitas por grandes pessoas. Tivemos líderes dedicados e apaixonados que fizeram – e fazem – o Festival acontecer. Aprendemos que o sucesso vem dessas pessoas que acreditam e têm o sonho de crescer e melhorar. Precisamos reconhecer a grandiosidade do Festival do Japão e continuar trabalhando com paixão e dedicação!”, explica o coordenador. As inscrições para o voluntariado para 2025 serão abertas em breve, pelo site do Festival.
Venha fazer parte dessa história!