Neste ano, o Festival teve como tema “Ikigai, Viva com Propósito”, promovendo uma reflexão sobre o sentido em nossas ações diárias para alcançar uma vida significativa. Para abordar essa temática, a organização jovem do Espaço Ikigai convidou os kenjinkais (associações de províncias) a participarem de um painel interativo, no qual o público foi incentivado a compartilhar seu próprio Ikigai (propósito).
A interação ocorreu por meio de papéis adesivos (post-its), nos quais as pessoas escreveram seus Ikigais e os colaram em um mural, permitindo que outros pudessem visualizar e também compartilhar suas ideias. “Durante o Festival, recebemos relatos de pessoas que se emocionaram ao ouvir os nossos voluntários explicando o significado de Ikigai. São momentos como esse que fazem tudo valer a pena!”, comenta Thaiz Komatsu, coordenadora do espaço.
Os 25 anos do Festival do Japão foram celebrados em um painel exclusivo criado pela designer Amy Maitland, que combina técnicas digitais e manuais para criar composições lúdicas. A área também apresentou um vídeo produzido pelo coordenador Kendi Yamai, que reuniu material dos 25 anos do Festival para contar a história do evento.