Desde 2010, o Festival do Japão incorporou um espaço especial para a celebração da cultura pop, chamado AkibaSpace. O nome remete ao bairro de Akihabara, conhecido como a meca da cultura pop japonesa, e seu intuito é reunir o mundo dos mangás, animes, games, cosplay, moda urbana, entre outros.
Coordenado por Kendi Yamai, o AkibaSpace garantiu uma imersão completa na cultura pop japonesa. Com uma programação variada e repleta de atividades interativas, o espaço ofereceu diversas atrações.
No palco, o destaque foi o karaokê, sessões de Just Dance, painéis e palestras com artistas, youtubers e influenciadores digitais, shows especiais, apresentações de J-Pop e desfiles de moda japonesa, além do Star Wars Show e o encerramento com a Akiba Jam.
“A cada ano, o palco do AkibaSpace se consolida como um dos destaques do festival, com uma programação cada vez mais rica e diversificada. Ampliamos a programação com shows de canto e dança, que colocaram todo mundo para se divertir e tivemos apresentações de cosplay de tirar o fôlego”, ressalta Kendi.
As palestras e os bate-papos com autores e especialistas em cultura pop proporcionaram momentos únicos de interação com os criadores. “É com muita satisfação que vemos o público se conectar com as atrações e celebrar a cultura pop japonesa conosco!” comenta o coordenador.
Principais destaques:
- Palco Zion – O espaço AKIBASPACE ZION foi bem interativo, com o público testando games de realidade virtual e aumentada, Just Dance. Também foi montado um palco com palestras, workshops, desfile J-fashion, apresentação de cosplayers, grupos de dança e sessões de Meet & Greet.
- Editora JBC – A JBC apresentou novos volumes dos mangás Tokyo Revengers (Ken Wakui), o grande final de Chi´s Sweet Home (Kanata Konami) e Leviath (Shiro Kuroi), além de grandes sucessos do catálogo como A Princesa e o Cavaleiro, Buda, Shaman King, Akira, Haikyu!, Inuyasha e muitos outros, com descontos especiais.
- Akiba Cosplay – Os cosplayers foram recebidos em um camarim com vestiário gratuito, trocadores, espelhos, bancadas para maquiagem e um estúdio fotográfico à disposição, com a equipe do Cosplay Brasil.
- Chest of Wonders – A equipe de maids e butlers do Chest of Wonders mostrou como é a cultura dos Maid Cafés. Os mestres puderam escolher a personalidade da maid que iria lhes servir: desde a tradicional Deredere (fofa e kawaii) até outros tipos clássicos das waifus nos animes, como Tsundere, Yandere e muitas outras.
- Comix – Os fãs de quadrinhos e mangás encontraram lançamentos e até raridades para colecionadores no estande da Comix.
- Crás Estúdio – O selo editorial brasileiro, que cria mangás/HQs e livros didáticos há mais de 15 anos, compartilhou o espaço com a XPPEN, que trouxe mesas digitalizadoras para os visitantes testarem as possibilidades do desenho digital. Os visitantes também adquiriram mangás/HQs, livros didáticos e materiais artísticos profissionais.
E para você, qual foi a sua atração favorita no AkibaSpace?