Há quase 100 anos, as estações de trem criaram stamps (carimbos), para os viajantes registrarem a sua passagem por lá. As famosas eki stamps (carimbos de estação) atraíram e continuam a atrair entusiastas, e cada estação tem seu próprio carimbo.
A coleção de selo/carimbos no Japão, virou uma mania e é visto como uma lembrança de viagem. Existem passaportes exclusivos para castelos, museus, templos, santuários e pontos turísticos diversos. Serve também para registrar uma comemoração especial ou um evento.
E o maior festival de cultura japonesa do mundo, o Festival do Japão, não podia ficar fora dessa. Nessa 25ª edição, o Passaporte Cultural será distribuído para os visitantes poderem registrar a sua participação nesse evento tão importante para a comunidade nipônica.
Além disso, wokshops serão realizados na Área Cultural do festival e alguns, como a oficina de mangá, shodo, orinuno, entre outras artes, têm hora marcada.
Aproveite, pegue o seu passaporte e “carimbe” a sua participação no Festival do Japão! Ganbatte!
Eu mesma sugeri algo parecido, creio que há duas edições. Minha sugestão era “carimbar” a região na praça de alimentação. Claro que não é possível experimentar todos os pratos, mas para quem como eu vai todo ano ao Festival, seria interessante “viajar” pelas diversas regiões a cada ano. Estive no Japão em 2023 e trouxe vários carimbos no meu caderno de lembranças.
As festas são fantásticos a gastronomia maravilhosa, não vejo a hora.