No mundo em que vivemos, os dados são essenciais para o planejamento estratégico de qualquer organização, e no Festival do Japão não é diferente. As nossas pesquisas são coordenadas pelos voluntários Alice Lemos, doutora em estatística pelo IME-USP, e Fábio Oki, doutorando pelo IME-USP, especializados em captação e análise de dados.
Desde 2017, Alice e Fábio desenvolvem anualmente a pesquisa de satisfação, opinião e social do evento, com apoio da comissão executiva, para utilizar os conhecimentos técnicos de amostragem, análises e correlações para a geração de feedbacks, visando promover o contínuo aperfeiçoamento do evento.
Em 2023, os dados foram levantados a partir de um QR code, e os visitantes puderam fazer sua colaboração online, respondendo à pesquisa de opinião, que também levanta as informações consideradas estratégicas para as empresas patrocinadoras e apoiadoras do Festival.
Neste ano, destaque para algumas análises importantes: por exemplo, 58% do público do evento não é descendente de japoneses, e 93% apreciam a gastronomia das províncias. Além disso, 32% do público veio ao evento pela primeira vez, e 85% dos visitantes pretende retornar em 2024. A Kenren está gerando um relatório, e em breve, todos os dados serão disponibilizados aos interessados!