Um evento inesquecível! Entre os dias 12 e 14 de julho, o São Paulo Expo foi palco da 25ª edição do Festival do Japão, que brilhou com sucesso e união, atraindo 184 mil visitantes para uma programação repleta de música, dança, cultura e atrações para toda a família.

Superando a expectativa dos organizadores, o evento ofereceu uma experiência completa da cultura japonesa, com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos, com toda segurança, conforto e qualidade.

Organizado pela KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, desde 1998, o Festival chega à sua 25ª edição, mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão e comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil em grande estilo.

“”O Festival do Japão é realizado pelos kenjinkais e estamos muito felizes com este excelente resultado. Agora já começamos a nos reunir para  organizar o próximo. Afinal, em 2025, celebraremos os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, e planejamos um festival ainda maior” revela o presidente da Kenren, José Taniguti.

Neste ano, a celebração da 25ª edição do Festival do Japão teve uma participação especial do Japão e do governo japonês: uma das principais novidades do evento foi um espaço exclusivo B2B, no mezanino do São Paulo Expo, que sediou a primeira edição da “Expo Japan”.

Em japonês, o projeto foi denominado “ふるさといいもの展”(Furusato Iimono Ten). Traduzindo para o português, é uma exposição onde cada província do Japão mostrou o que tem de melhor. O evento contou com a participação de 141 empresários japoneses, de 40 províncias, que apresentaram as suas empresas e produtos para empresários brasileiros, de diversos segmentos e localidades.

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), da JICA e da JETRO, e é coorganizado pela Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil). O diferencial foi reunir empresários em um ambiente B2B, para promover oportunidades de negócios e novas parcerias entre Brasil e Japão.

O objetivo do projeto idealizado pela Kenren é contribuir significativamente para a expansão dos canais de vendas e para a divulgação dos produtos japoneses no Brasil, e ao mesmo tempo, aprofundar os laços entre a província de origem e as associações de províncias brasileiras. Todas as informações seguem disponíveis no site www.expojapan.com.br.

Para o presidente da Comissão Organizadora, Alfredo Ohmachi, o evento deste ano superou as expectativas, tanto em termos de público como de organização. Um destaque foi a mudança do local do transporte gratuito, com uma linha especial de ônibus da  SPTrans, que saiu da estação São Judas do metrô, e foi bastante elogiada pelos visitantes.

Gastronomia das províncias

A realização do Festival do Japão auxilia na manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por mais de 15.000 voluntários.

Um dos principais destaques do Festival foi a Praça de Gastronomia, com 46 estandes representando a culinária típica de cada região do Japão, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses.

“Nesse ano fomos bem atendidos na parte de estrutura, gás, elétrica, e também com as bebidas, pelo Hirota. Sinto que o público está precisando de mais opções vegetarianas e veganas, e essa é uma questão importante para os próximos eventos. Vamos aguardar a avaliação dos demais estandes, para pensar nas melhorias para o ano que vem”, explica Shigueo Hara, coordenador da Gastronomia do 25º Festival do Japão, representante da associação Chiba.

Presença de autoridades

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, convidados, patrocinadores e colaboradores. Entre eles, o prefeito Ricardo Nunes, a secretária estadual de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marília Marton, e o embaixador do Japão Teiji Hayashi  marcaram presença.

Cultura para todos

A cultura japonesa é a essência do Festival do Japão, com as atividades realizadas na Área Cultural (como Origami, Orinuno, Mangá, Shodō, Oshibana, Etegami, Washi e Kirigami). O evento contou também com a Área da Longevidade e a Área das Crianças, oferecendo oficinas gratuitas, aulas e exposições, além da participação das instituições do governo japonês, com workshops sobre turismo, gastronomia, esportes, tecnologia e intercâmbio.

Pensando o futuro

Outro grande destaque do 25º Festival do Japão foi a terceira participação dos jovens do #FJTAON, uma área criada e desenvolvida pelos jovens, pensando no futuro do festival. Com uma cenografia especial, o espaço atraiu os jovens com games, karaokê, artes e interatividade, propondo uma imersão na cultura japonesa e na cultura digital.

Miss Nikkey Brasil

O concurso Miss Nikkey São Paulo e Miss Nikkey Brasil 2024 aconteceram no sábado, 13 de julho, no palco do 25º Festival do Japão, elegendo a mais bela nikkei do Brasil.

Para o coordenador Kendi Yamai, o Miss Nikkey Brasil é mais do que um concurso de beleza. “A cada edição, vemos um crescimento exponencial. As jovens investem cada vez mais em preparação, seja através de treinamentos individuais ou em grupo. A competição, que antes era um simples desfile, tornou-se um palco para o desenvolvimento pessoal e cultural”, afirma.

Amanda Kimie Lamera Higa, representante de São Paulo, foi coroada Miss Nikkey Brasil 2024, também conquistando o título de Miss Nikkey São Paulo.

Encontro de cosplayers

O Akiba Cosplay, programação que tradicionalmente encerra as atividades do Festival do Japão, reuniu o público no domingo, dia 14 de julho. O concurso é uma das atrações mais esperadas pelo público, que veio conferir de perto o desfile dos cosplayers, interpretando personagens de games, animes e mangás de sucesso, com muito estilo e inspiração.

“Quando começamos, há mais de dez anos, o cosplay ainda era uma novidade”, comenta Kendi Yamai, coordenador do concurso. “Hoje, a prática é popularizada e o nível de exigência é muito maior. A facilidade de acesso a materiais importados e a profissionalização dos cosplayers contribuem para esse cenário”.

Reconhecimento à liderança

A emoção tomou conta do palco principal do Festival do Japão no dia 13 de julho, durante as homenagens do 2º Prêmio de Liderança Feminina Festival do Japão, realizado em parceria com a Joias Julio Okubo.

Ao instituir o Prêmio de Liderança Feminina, a Kenren busca promover uma cultura de equidade e igualdade de gênero na comunidade nipo-brasileira. A premiação visa reconhecer e homenagear mulheres que se destacam por sua liderança e contribuições para a comunidade.

As homenageadas deste ano foram a empreendedora Angela Tamiko Hirata; a presidente da Kibô-no-Iê (Sociedade Beneficente Casa da Esperança), Dirce Akemi Shimomoto; a imunologista Helena Keico Sato; a coordenadora do grupo Rizumu Taisso da Associação Cultural da Liberdade (Acal), Itsuko Ichida e a coordenadora do Cerimonial na Comissão Organizadora do Festival do Japão, Neusa Kazumi Shirata Isso.

Patrocínio e apoio

O Festival do Japão tem patrocínio do Bradesco via Lei de Incentivo à Cultura. O evento é realizado pela KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e  Ministério da Cultura, com patrocínio master do Bradesco, e patrocínio da Alfa Alimentos, Aisin Automotive, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos, Toyota do Brasil, Hoya Brasil, Towa Empório Oriental, Denso do Brasil, Toyobo do Brasil, Mitsubishi Corporation, Honda Automóveis do Brasil, Yamaha Brasil, Nissan do Brasil, Bioré Brasil, Nissin Foods do Brasil, Pilot Pen do Brasil, Nakamise, Asteca Hinomoto, ThreeBond do Brasil, Julio Okubo, Yakult do Brasil, Yaskawa Robótica do Brasil, Mitutoyo Sul Americana, Sumitomo Chemical Brasil, Kikkoman do Brasil, SMC Corporation, Longway Alimentos e Castella Doces.

O Festival também conta com apoio do Hospital Nipo Brasileiro, Hospital Japonês Santa Cruz, Nitto Denko Brasil, Daikin Brasil, Sansuy, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Turkish Airlines Brasil, e apoio governamental da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo, Consulado Geral do Japão em São Paulo, MAFF – Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, JETRO São Paulo, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, Fundação Japão São Paulo e Japan House São Paulo, com apoio cultural da GL Events.

A 26º edição do evento acontecerá de 11 a 13 de julho de 2025, no São Paulo Expo.

Sobre o realizador

A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil foi criada em abril de 1966, com o objetivo inicial de fornecer assistência aos imigrantes japoneses recém-chegados. Atualmente é responsável pelo Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, no parque do Ibirapuera, pelo Monumento do Desembarque de Imigrantes Japoneses em Santos e pela visita aos berços da história da imigração japonesa. Realiza desde 1998 o Festival do Japão, inicialmente chamado de “Festival de Iguarias Regionais e Folclores Regionais do Japão”, na marquise do Parque Ibirapuera, que a partir de 2002 passou a ser oficialmente reconhecido no Estado de São Paulo, e se tornou aos poucos o maior evento da comunidade nipo-brasileira.

Compartilhe essa notícia e ajude a divulgar o Festival!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *